sábado, 1 de outubro de 2016

Segunda-feira (3) é feriado no RN

martires
Desde 2007, o dia 3 de outubro é feriado no Rio Grande do Norte. Nesse dia se faz memória aos primeiros mártires do Brasil, os mártires de Cunhaú e Uruaçu.
O feriado prolongado do final de semana deixará muitos norteriograndenses sem votar. Vão preferir descansar.
Lembre-se que o voto é obrigatóri
blog do robson pires

Saiba o que pode e o que não pode fazer no dia das eleições

Os eleitores que vão às urnas neste domingo (2) devem ficar atentos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estabeleceu uma série de regras para o dia das eleições municipais. Saiba o que pode e o que não pode fazer na hora de votar.
No dia da votação, é proibida aglomeração de pessoas portando bandeiras, broches, adesivos ou roupas padronizadas que caracterizem manifestação coletiva – incluindo comícios, carreatas e uso de amplificadores sonoros. O eleitor pode manifestar sua preferência política por candidato, partido ou coligação apenas de forma individual e silenciosa.
Na seção eleitoral, é proibido o porte de armas, além de trajes de banho, telefone, filmadoras ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. É permitido ao eleitor levar a cola com os números dos candidatos e votar uma única vez. Tentar violar a urna eletrônica e o pleito eleitoral é crime.
Nenhum automóvel poderá fazer transporte de pessoas com objetivo de interferir na decisão do eleitor, a partir do dia 1º de outubro.O comércio pode funcionar normalmente, desde que proporcione efetivas condições para os funcionários votarem.
Já a venda de bebidas alcoólicas está proibida de 6h às 18h no domingo. No entendimento de que o álcool pode afetar o discernimento, é recomendável que os eleitores também suspendam o seu uso.
Para servidores da Justiça Eleitoral, mesários e secretários das mesas de votação e escrutinadores (aqueles que trabalham na apuração dos votos), é proibido o uso de vestuários ou objetos com propaganda de partido, coligação ou candidato.
Caso o eleitor tome conhecimento de um crime eleitoral, pode comunicar ao juiz da zona onde o crime ocorreu. A denúncia será enviada ao Ministério Público, que investigará o caso. O sigilo é garantido.

G1/RN

Blog do BG

Bandidos atacam Correios de Lagoa Nova

Foto: Lagoa Nova Destaque

Quadrilha fortemente armada causa pânico na madrugada deste sábado (1), no centro de Lagoa Nova, por volta das 3h. Os homens armados e conduzindo vários veículos se dividiram pela cidade, enquanto parte do grupo arrombava a agência dos Correios.
Na ação a quadrilha tomou de assalto um veículo Hyundai Veloster, pertencente a um comerciante local. Na fuga a quadrilha abandonou o refém e o cofre no bairro Jesus Menino.

BLOG DO ROBSON PIRES

Campanha Nacional de Multivacinação 2016 aplicou 46 mil doses no RN

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação 2016, realizada de 19 a 30 de setembro, foram aplicadas 46.462 doses de vacinas em crianças de zero até 4 anos, 11 meses e 29 dias, sendo 12.633 doses aplicadas em Natal. Nessa faixa etária, 65.122 crianças compareceram aos postos de saúde para avaliação da caderneta de vacinação, sendo que 31.968 precisaram completar esquema vacinal.          “A Campanha é para atualizar a caderneta, um chamamento de intensificação. A partir de agora a vacina voltará para a rotina, se a criança ou adolescente estiver na faixa etária de receber a vacina. Em caso de dúvida os responsáveis devem procurar o posto de saúde mais próximo para ver a necessidade ou não de administração de alguma dose”, explica a responsável pelo Programa Estadual de Imunização no RN, Zaira Santiago.          A campanha foi realizada para garantir a atualização do calendário vacinal. Foram disponibilizadas todas as doses previstas no calendário vacinal do Ministério da Saúde. No RN, 49,09% das crianças que compareceram aos postos precisaram ser vacinadas. Os números da campanha por Região de Saúde no RN até o momento são: I Região: 6.644 doses aplicadas II Região: 4.171 doses aplicadas III Região: 5.613 doses aplicadas IV Região: 4.215 doses aplicadas V Região: 3.278 doses aplicadas VI Região: 3.474 doses aplicadas VII Região: 16.288 doses aplicadas VIII: 2.614 doses aplicadas Crianças e adolescentes          Também foram ofertadas as doses indicadas para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menor de 15 anos. A campanha também disponibilizou a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. Os dados até o momento apontam que 597 doses foram aplicadas. Os municípios têm até 14 de outubro para inserir os dados no sistema, portanto somente após esta data os dados da campanha serão fechados.

ASSECOM/RN

DETRAN RN