sábado, 12 de novembro de 2016

Buscando fim de jejum, Fla aproveita pausa no BR para corrigir erros

Zé Ricardo comanda treino do Flamengo e foca no posicionamento dos jogadoresVivendo seu maior jejum de vitórias no Brasileirão, há quatro jogos sem triunfos, o Flamengo procura aproveitar o período de dez dias sem partidas no campeonato o máximo possível para descansar os jogadores, corrigir os erros da equipe e voltar a ganhar na competição nacional.

O técnico Zé Ricardo comandou treinos táticos em todos os dias de trabalho desta semana. Nas atividades, o treinador vem orientando muito os jogadores em relação ao posicionamento em campo e a movimentação deles. Ele também deu atenção em aspectos ofensivos e defensivos da equipe, como a distribuição de passes, a recomposição, interceptação, e movimentação rápida a fim de criar opções para os companheiros.

Na última quinta-feira, Zé Ricardo aproveitou até para testar variações táticas, coisa que não tinha tempo para fazer por causa das partidas. No trabalho de ontem, o técnico também ensaiou jogadas de bola parada, arma bastante usada pelo time e que pode funcionar melhor nesta reta final. Em terceiro com 63 pontos, o Fla ainda sonha com hepta.

O elenco do Flamengo ganhou folga neste sábado. A reapresentação está marcada para este domingo, às 9h30, no Ninho do Urubu.

uol

Inep divulga gabarito da avaliação de estudantes do 2º ano de medicina

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde de ontem (11) os gabaritos da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Os resultados finais serão divulgados no início de 2017.

A Anasem é a nova avaliação do Inep voltada para os estudantes de medicina. A prova foi realizada na última quarta-feira (9), em 158 municípios, nos mesmos locais em que os cursos são ministrados. Os gabaritos e os cadernos de questões estão disponíveis no portal.inep.gov.br.

A prova é composta por 60 questões objetivas e três discursivas, e é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), como outras avaliações do Inep. Nesta edição, só os alunos do 2º ano do curso participaram da avaliação. Em 2018, a Anasem será aplicada também aos alunos do 4º ano, e em 2020 chegará aos alunos do 6º ano. A participação é obrigatória, pois a regularidade na avaliação é atestada no histórico escolar.

Os participantes receberão o resultado de seu próprio desempenho para autoavaliação. O coordenador de curso receberá o resultado dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competência, além da média de sua região e a média nacional.

NOMINUTO.COM

Vai viajar no feriado? Confira dicas para saber se o pneu de seu carro precisa ser trocado

shutterstock_182132363Para uma viagem tranquila e sem sustos, é muito importante prestar atenção aos itens de segurança dos veículos. Entre esses artigos, estão os pneus, que são o principal elo entre o veículo e o solo. Eles influenciam diretamente todo o comportamento dinâmico de um carro e suas boas condições favorecem a segurança do motorista e dos passageiros. Reconhecer o momento ideal para a troca deles é uma tarefa muito importante que a Bridgestone faz questão de explicar aos consumidores.

“Existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas, etc), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e alguns outros fatores.”

Desta maneira, o motorista deve adotar o TWI (Indicadores de Desgaste da Banda de Rodagem) como principal indicativo a ser considerado. Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que é a hora de trocá-los, pois passou a ser considerado ‘careca’. “Essa regra só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli. 

Escolhendo o pneu certo

A primeira dica é checar o manual do veículo e verificar quais são as medidas e o índice de carga e velocidade do pneu do carro. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, por exemplo, o pneu 175/70R13 82T tem 175 mm de largura de seção, altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal.  O número 82 é o índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado a velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.

Além destas orientações, é preciso que, em um mesmo eixo do veículo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida), pois podem ser fabricados de forma diferente e com componentes que interfiram no comportamento do veículo. “Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo carro, a não ser em casos nos quais o automóvel já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos superesportivos”, finaliza Quadrelli.

MSN

Ruivos podem entrar em extinção por causa do aquecimento global

shrhConforme reportado pelo jornal inglês The Independent, ele é pensado para surgir em razão do tempo nublado na Escócia, algo que o país está enfrentando cada vez menos. Logo, se as previsões do aumento de temperatura estiverem corretas, a mutação genética que produz cabelos ruivos e pele pálida pode regredir.

Segundo o Dr. Alistair Moffat, diretor da ScotlandsDNA da cidade de Galashiels, os cabelos vermelhos na Escócia, Irlanda e Norte da Inglaterra são uma adaptação ao clima. “Eu acho que a razão para a pele clara e cabelo vermelho é que nós não temos bastante Sol e nós temos que obter toda a vitamina D de qualquer forma”, disse. “Se o clima está mudando, tornando-se mais turvo ou menos turvo, então isso vai afetar o gene”. Segundo ele, neste cenário onde há mais Sol, haveriam menos pessoas transportando o gene, o que eventualmente poderia causar sua extinção.

Outro cientista, que não quis ser identificado devido à natureza teórica do trabalho, disse em entrevista à ScotlandNow: “Acho que o gene recessivo está morrendo lentamente. Com a mudança climática pode haver um declínio no número de pessoas com cabelo vermelho na Escócia, mas levariam muitas centenas de anos para que isso aconteça”.

Ainda segundo ele, os cabelos vermelhos e olhos azuis não estão adaptados a um clima quente. “É apenas uma teoria, mas o gene recessivo, provavelmente, pode estar em perigo de ser perdido”.

Conforme reportado pela revista Mundo Estranho, essa mutação genética surgiu há milhares de anos no norte da Europa, mas com a mistura da globalização, o gene ficou cada vez mais raro. Logo, para que uma pessoa nasça ruiva é necessário que ambos os pais possuam uma variação do gene recessivo MC1R.

De acordo com o The Independent, apenas 1-2% da população mundial tem cabelos vermelhos. Embora cerca de 13% da população da Escócia seja ruiva, estima-se que 40% podem estar transportando o gene, tornando-se o local com maior concentração de ruivos de todo o planeta.

Fonte: Jornal Ciência

AGORA RN

Paraguai quer ajudar Brasil no combate ao contrabando de cigarros

20130902113637_cv_cigarros-300x168_gdeO chanceler paraguaio Eladio Loizaga promete se unir a José Serra no combate ao contrabando de cigarros e no reforço às regiões fronteiriças. Eles vão se encontrar, em Brasília, para discutir medidas efetivas para minimizar a questão dos crimes transacionais (tráfico de drogas, armas, pessoas, contrabando).

BLOG DO ROBSON PIRES

Cancelado! Romance gay em “A Lei Do Amor” não vai mais acontecer

wefwfA TV Globo estava disposta em exibir mais um relacionamento gay nas telinha. Mas com o andar da carruagem, isso será deixado para trás.

A nova novela das sete mostrará o romance entre dois amigos. Zelito (Danilo Ferreira), que é gay e ganha a vida como garçom, conhecerá Wesley (Gil Coelho), que trabalha como frentista. Wesley é viúvo e cria seu filho sozinho, depois que perdeu sua esposa. Os dois ficaram muito amigos e Wesley duvidaria da sua orientação sexual.

A drama ganhou um novo foco, já que o barman será vítima de Tião. Na mesma noite, Fininho (Hugo Resende) o seduzirá e o beijará e colocará um comprimido (boa noite Cinderela) em sua bebida.

Após beijar o bandido na pista de dança, Zelito sentirá tontura. Fininho, então, se oferecerá para pegar uma água e aproveitará para sair carregando as evidências do crime. Z

Zelito terá uma overdose e morrerá no chão. A trama chega no dia 3 de Dezembro.

Fonte: Super Pride

AGORA RN