sábado, 28 de janeiro de 2017

Fifa diz que títulos antes do Mundial de 2000 não são considerados oficiais

Rincon Luisão Vampeta Corinthians 2000 (Foto: Ag. Estado)

Um comunicado enviado pela Fifa nesta sexta-feira ao jornal "O Estado de S. Paulo" reavivou uma polêmica que vem se arrastando há anos: os times que conquistaram os títulos da Copa Rio (Palmeiras, em 1951, e Fluminense, em 1952) e da Copa Intercontinental (os brasileiros foram Santos, em 1962/1963, Flamengo em 1981, Grêmio em 1983 e São Paulo em 1992/1993) podem ser chamados de campeões mundiais? Segundo a entidade, não.
Após anos respondendo de forma política aos questionamentos dos clubes e imprensa, a Fifa usou objetivamente o termo "campeões mundiais de clubes" para dizer que só considera de forma oficial os vencedores do Mundial organizado por ela em 2000 (Corinthians) e de 2005 (São Paulo) em diante (Internacional ganhou em 2006 e o Timão voltou a vencer em 2012).
Em 2006, antes do início do terceiro Mundial de Clubes da Fifa (chamado em inglês de Fifa Club World Cup), o ex-presidente Joseph Blatter afirmou: para a entidade, o Corinthians era o primeiro campeão do mundo. Porém, o tema ganhou força nos anos seguintes, principalmente pelo empenho do Palmeiras em ter a Copa Rio de 1951 reconhecida como primeiro Mundial. Em 2007, o ex-secretário-geral Urs Linsi enviou um fax da Fifa ao clube reconhecendo o título. Um mês depois, a entidade divulgou um comunicado afirmando que o caso ainda estava sendo estudado. Em dezembro, Blatter voltou a negar a conquista como um feito oficial:
- O Comitê Executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians.
Desde então, vários comunicados foram enviados à imprensa chamando as Copas Rio e Intercontinental de "competições a nível mundial" ("worldwide club competitions" nas versões em inglês), o que gerou interpretações diferentes no Brasil e até notícias que o título mundial de Palmeiras, Fluminense, Santos, Flamengo, Grêmio e os dois primeiros do São Paulo seriam oficializados. Nesta sexta, a Fifa foi mais clara no último parágrafo de sua nota enviada ao "Estadão" - e ao GloboEsporte.com em seguida - e não deixou mais dúvidas. O texto na íntegra, traduzido, é:
“Na reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes a nível mundial e a Sociedade Esportiva Palmeiras como a vencedora.

A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de se estabelecer competições de clubes em nível mundial através da história. Esse é o caso dos torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, tais como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental.

No entanto, só em 2000 a Fifa organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com representantes das seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realizou anualmente a partir de 2005, são os considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais.”
Réplica Taça Rio 1951 festa Palmeiras (Foto: Felipe Zito)
Réplica da taça da Copa Rio vencida pelo Palmeiras em 1951, chamada pela Fifa de "torneio de nível mundial" (Foto: Felipe Zito)

Réplica Taça Rio 1951 festa Palmeiras (Foto: Felipe Zito)

Réplica da taça da Copa Rio vencida pelo Palmeiras em 1951, chamada pela Fifa de "torneio de nível mundial" (Foto: Felipe Zito)

O comunicado é bem parecido com os últimos divulgados pela entidade sobre o tema, em 2014 e 2015, que geraram interpretações dúbias. Veja: 
“Na reunião em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo da FIFA concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes a nível mundial e a Sociedade Esportiva Palmeiras como a vencedora. 

No que diz respeito à Copa do Mundo de Clubes da FIFA, a primeira edição do torneio foi disputada em 2000 e seu vencedor foi o Corinthians".
Na prática, a Fifa nunca tratou o Palmeiras como primeiro campeão mundial de clubes. Mas, por usar termos como "nível mundial", gerou interpretações diferentes. Com o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o contato entre dirigentes da entidade e cartolas brasileiros ficou mais próximo e o tema passou a ser colocado em questão em algumas reuniões da organização. Ex-secretário-geral e homem forte da Copa, Jérôme Valcke ficou em cima do muro ao ser questionado sobre o assunto em 2013:
- Os que venceram a Copa Toyota e a Copa Intercontinental são campeões. Mudar a fórmula é normal, aconteceu muitas vezes mesmo com a Copa do Mundo. O importante é que uma competição sempre deixa um campeão, e isso fica para a história – disse. 
Até o ex-ministro do Esporte, Aldo Rebelo - torcedor declarado do Palmeiras -, entrou na história e chegou a anunciar, em 2014, que o Comitê Executivo da Fifa havia reconhecido o Palmeiras como primeiro campeão mundial com o título da Copa Rio de 1951. No entanto, não há nas atas das reuniões do comitê qualquer menção a esse reconhecimento.
- A glória de ter sido o primeiro campeão mundial de clubes é do Palmeiras. Agora, a honra de ter organizado o campeonato pode ser da Fifa ou não - disse Aldo nesta sexta ao GloboEsporte.com, por telefone, ao ser informado do novo comunicado da entidade.
Em 22 de julho de 2016 - aniversário do título da Copa Rio -, o perfil oficial da Fifa no Instagram fez um post em homenagem à conquista e usou a expressão em inglês "first intercontinental world club champions" (algo como "primeiro campeão intercontinental mundial de clubes") para se referir ao Palmeiras, o que levou a torcida do Verdão a comemorar um "reconhecimento" da entidade.

globoesporte.com

Conheça os benefícios de ter plantas em casa


Plantas e flores têm o poder de embelezar qualquer ambiente e agradar a todos, não é à toa que elas são tão utilizadas como presente em datas especiais. Mas nesses casos, o que mais acontece é o presenteado aproveitar o frescor da planta por uma semana e descartá-la assim que a mesma perde o visco. 

Isso acontece por dois motivos: as pessoas não têm costume de cuidar de plantas e pouco sabem dos seus benefícios. E isso por que, ao longo dos anos, quem mora nas grandes cidades acaba por se distanciar completamente da natureza e esquece como a mesma pode ser benéfica. 

E para conseguir essas vantagens não é preciso uma imersão na natureza, basta encaixá-la em alguns pontos da decoração da sua casa. 

As principais vantagens de incluir plantas na decoração de casa

+ Cultivar flores é uma forma simples de colocar cor em ambientes sóbrios. Para os que preferem não se arriscar nos ornamentos coloridos, os girassóis, gérberas e rosas podem compor uma decoração com pontos de destaque sem pesar no todo. 

+ Plantas são especiais também por terem a capacidade de limpar o ar. Através do processo de fotossíntese elas absorvem o ar poluído e o transforma em oxigênio. Além disso, elas umidificam o ar no processo natural de transpiração. E isso é bom não só para o ambiente, mas também para os moradores da casa que terão mais qualidade respiratória. 

+ Um ambiente decorado com plantas passa a sensação de aconchego e relaxamento. Além de deixar os indivíduos mais calmos, há quem acredite que elas têm poder medicinal e ajudam inclusive na recuperação de enfermos. 

Como saber quais as melhores plantas para a sua casa?

Agora que você já sabe quais são os benefícios, precisa conhecer quais as espécies que melhor se encaixam no ambiente doméstico. Afinal, cada planta tem especificidades que devem ser levadas em conta. 

Mas como obter essas informações? A resposta está na palma das suas mãos. Isso mesmo, no seu celular, graças ao aplicativo de jardinagem chamado MeuJardim, que é ideal para iniciantes nesse assunto, pois é simples de usar e disponibiliza informações bem úteis. 

Por exemplo, ao escolher uma flor para cultivar na sua casa, você vai precisar saber se a espécie se adapta à ambientes fechados e de pouca umidade, não é? Com o aplicativo basta preencher essas informações e filtrar os nomes das espécies para descobrir a melhor opção. 

E se a plantinha já está na sua casa, mas parece que o seu tratamento não tá sendo suficiente pra ela sobreviver, o aplicativo também pode te ajudar. No MeuJardim você tem notificações que avisam qual o melhor momento para podar, aguar e adubar a planta. Além disso, ele também disponibiliza o perfil de jardineiros mais próximos da sua residência e o endereço de lojas de materiais de jardinagem. 

Agora ficou fácil, né?! Invista nas plantas dentro de casa e consiga uma decoração aconchegante e um ambiente agradável. 

novojornal

Resumo de Novelas... Saiba o que vai acontecer neste sábado, 28/01!!!!

Sol Nascente

A Polícia Federal vasculha os documentos contábeis da Arraial Pescados, e Mario alerta Tanaka. Felipe questiona Sirlene sobre Cesar. Vanda encontra a carta de amor escrita por Nuno e se emociona. Alice se desespera com as falsas pistas plantadas por João Amaro. Todos apoiam Alice, Tanaka e Mario. Mario afirma a Patrick que tem certeza de que Cesar armou para Alice. Felipe fala sobre sua desconfiança com Cesar para Patrick. Sirlene comenta com Dora que não confia em João Amaro. Gaetano insinua a Tanaka que Sinhá e Mocinha podem estar envolvidas nas falcatruas de Cesar. Alice exige que Cesar volte para o Brasil. Durante seu casamento, Chica tem uma visão e garante a Alice que foi Cesar o autor da explosão das traineiras.

Rock Story

Lorena despista Júlia. Lázaro propõe a Diana voltar a cuidar da carreira de Léo. Eva e Gordo conversam sobre suas decepções amorosas. Luana diz a Nicolau que dormirá na casa de JF. Gui procura Gordo para lhe dar dicas de como empresariar a banda. Luana fica chateada ao ver JF chegando de manhã em casa. Gilda pergunta a Nicolau sobre os exames pedidos pelo médico. Marisa reclama de Lázaro. Gilda comenta com Edith que pensa em comprar o salão de beleza. Gordo tenta entrar em contato com Eva. Lázaro vai ao show da 4.4. Alex pede ao delegado um advogado para acompanhá-lo durante seu depoimento. Lorena garante a Alex que irá libertá-lo da prisão. A plateia que assiste ao show da 4.4 vai ao delírio com a banda. Lázaro fica surpreso com o sucesso da 4.4. Gui questiona a presença de Lázaro no show da banda.

A Lei do Amor

Elio pega um livro de Marina com sua digitais. Vitória conta a Silvia que ela tem um neto. Gustavo prepara um jantar romântico para Salete. Pedro não entende o ciúmes que Helô tem de Laura. Tião ameaça Magnólia. Gustavo se recusa a se internar. Magnólia fica sozinha na igreja. Augusto diz a Vitória que não quer que Silvia more com eles. Suely e Salete se desesperam com o sumiço de Gustavo. Pedro faz uma proposta para Ciro. Elio fica apreensivo para receber o resultado do laudo da perícia sobre Marina e Isabela. Gustavo volta para casa. Magnólia se desespera com a abertura do testamento de Fausto.

Agentes federais apreendem revólver, facas e 30 celulares dentro de Alcaçuz


Balanço da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte divulgado no início da tarde de ontem (27) aponta que, durante revista na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, os agentes penitenciários da força-tarefa federal e os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) encontraram um revólver, 30 celulares e uma grande quantidade de armas brancas.

Ainda segundo o órgão, a operação de retomada e controle dos pavilhões 4 e 5 do presídio transcorreu com tranquilidade e não encontrou resistência por parte dos presos, que ocupavam o espaço há 13 dias, depois de uma rebelião que resultou em 26 mortes. O motim foi causado pelo confronto entre duas facções criminosas rivais. 

Após o início da operação, 120 presos que portavam material ilícito foram encaminhados para autuação na delegacia móvel, instalada pela Polícia Civil no local. Por volta das 13h, a secretaria informou que os agentes penitenciários conseguiram tomar o controle da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga (conhecida como Pavilhão 5) e também do Pavilhão 4, da Penitenciária de Alcaçuz.

De acordo com a Sejuc, o setor de inteligência do órgão está identificando possíveis lideranças entre os detentos.

Batizada de Phoenix, a operação foi desencadeada logo no início da manhã e marcou o início dos trabalhos da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado. Além de retomar o controle nos pavilhões 4 e 5, comandado por presos pertencentes ao Primeiro Comando da Capital (PCC), a ação também mobilizou os detentos dos pavilhões 1, 2 e 3, onde estão integrantes do Sindicato do RN, para auxiliar na reconstrução da unidade prisional, recolhendo escombros.

Por volta das 9h, os policiais retiraram as bandeiras das facções criminosas e hastearam as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Norte. Veículos com materiais de construção para a reforma da unidade também começaram a chegar ao local. Os integrantes do GOE já deixaram Alcaçuz que permanece ocupada pelos agentes da força federal.

A força tarefa foi criada pelo Ministério da Justiça em meio à série de rebeliões e mortes ocorridas em prisões brasileiras. Na quinta-feira (25), um grupo de 78 agentes penitenciários chegou ao Rio Grande do Norte para auxiliar nos trabalhos de retomada e controle da penitenciária. Os agentes vêm do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo e do Distrito Federal e devem permanecer no estado por 30 dias.

Alcaçuz foi palco no dia 14 de janeiro de uma rebelião que resultou em 26 mortes. O motim foi causado pelo confronto entre duas facções criminosas rivais. A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que irá divulgar no início da tarde um balanço da operação.

novojornal

Solto, Beto Barbosa vai responder por desacato a autoridade

20170127130004340096u

Detido na manhã desta sexta-feira, 27, após se envolver em uma confusão em um supermercado em Fortaleza, Beto Barbosa foi liberado agora à noite e vai responder por desacato a autoridade em liberdade.
As informações foram confirmadas pelo 2º Distrito Policial de Fortaleza, para onde o cantor foi encaminhado para prestar esclarecimentos.
Essa não é a primeira vez que Beto Barbosa se envolve com a polícia. Em 2012, ele foi levado à delegacia após se envolver em uma briga com duas mulheres, em São Paulo.

BLOG DO ROBSON PIRES

Bandeira tarifária verde será mantida nas contas de energia em fevereiro

IMG_4775

Com a melhoria das condições dos reservatórios do país devido às chuvas que vem ocorrendo desde o inicio de 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em fevereiro será mantida a bandeira tarifária verde, ou seja, sem cobrança extra dos consumidores.
Em nota, a Aneel informou que “a condição hidrológica favorável”, que consta do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), possibilitou o acionamento de térmicas com custo operacional reduzido, chamadas de Custo Variável Unitário (CVU), abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (R$/MWh).

A cor da bandeira em vigor no mês da cobrança é impressa na conta de luz e indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia.

BLOG DO ROBSON PIRES