sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cochilo pós-almoço é remédio para o cérebro, diz estudo americano

rtiri

Uma hora de soneca depois do almoço pode ser um verdadeiro remédio para o cérebro, principalmente para os idosos, revelou um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA.

A famosa “sesta”, o breve descanso da tarde de origem espanhola, traz vários benefícios à saúde, incluindo mais clareza nos pensamentos, melhor desenvolvimento nas funções cognitivas do cérebro e aumento da capacidade da memória.

A pesquisa, publicada na revista “Journal of the American Geriatrics Society”, avaliou 2974 chineses com mais de 65 anos. Cerca de 60% deles tiravam um cochilo médio de 60 minutos. Para o estudo, os participantes respondiam a perguntas como: “que dia é hoje?” e “em qual estação do ano estamos?”. Além disso, tiveram de resolver equações simples de matemática, memorizar palavras e copiar desenhos geométricos.

Aqueles que cochilavam depois do almoço apresentaram resultados melhores em relação aos que não dormiam nada. No entanto, o melhor desempenho foi registrado entre os participantes que cochilavam 60 minutos, o que indica que uma hora de sono à tarde é o ideal para a saúde, nem mais nem menos.

Os testes também revelaram que os idosos que não têm o hábito de cochilar mostraram uma capacidade mental seis vezes menor, o que equivale a um declínio de quase cinco anos de envelhecimento.

AGORA RN

Receita lança serviço para atualizar dados do CPF pela internet

CPF

A Receita Federal vai disponibilizar a partir de segunda-­feira (16) serviço em seu site para atualizar informações cadastrais do CPF —como nome, endereço, telefone. Para a atualização, o contribuinte precisará preencher o formulário eletrônico no endereço receita.fazenda.gov.br.
O serviço presencial continuará disponível em unidades dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa, com tarifa de até R$ 7. Novos modelos de Comprovantes CPF com QR Code. A Receita também apresenta novos modelos de comprovantes de inscrição e de situação cadastral no CPF por meio de QR Code.

BLOG DO ROBSON PIRES

Novo medicamento para câncer de pulmão ajuda a reduzir progressão da doença

20170112121441512426o

Chegou ao Brasil no mês passado um novo medicamento para o tratamento do câncer de pulmão. O afatinibe (Giotrif nas prateleiras) serve para conter apenas um tipo bastante específico da doença, quando o paciente tem um adenocarcinoma de pulmão com metástase e, além disso, apresenta uma mutação do receptor do fator de crescimento epidérmico – conhecido como gene EGFR.
“Cerca de 70% dos pacientes com câncer de pulmão que chegam ao Icesp têm adenocarcinomas de pulmão. Desses, aproximadamente 80% já apresentam metástase ao diagnóstico – no fígado, osso ou cérebro, por exemplo”, explicou Gilberto de Castro Junior, oncologista especialista em câncer de pulmão do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. “Dentro desse grupo de metastáticos, conseguimos detectar uma mutação no gene EGFR que, no Brasil, estudos mostram que é encontrada em 20 a 25% dos casos”, complementou.

BLOG DO ROBSON PIRES

Avanço de doença misteriosa que deixa xixi preto preocupa no Nordeste


Pesquisadores seguem em busca de respostas para as causas da doença misteriosa, que surgiu na Bahia e no Ceará, e que deixa a urina escura. Duas mortes foram registradas.
A hipótese mais provável, segundo os pesquisadores, é que a doença seja provocada pelo vírus parechovirus, da família da hepatite A. Ele é encontrado no esgotos e em fezes. 
Os primeiros casos surgiram no meio de dezembro em pessoas que passaram pelo litoral norte da Bahia. Vestígios desse vírus foram encontrados no material colhido de pacientes que apresentaram os seguintes sintomas: urina escura, dores musculares fortes, que começam no pescoço e se espalham pelo corpo.
As autoridades suspeitaram que o problema estaria relacionado ao consumo de peixes contaminados, mas esta hipótese, de acordo com autoridades, está praticamente descartada.
Duas pessoas já morreram com suspeita de terem contraído a doença desconhecida. Outras 53, incluindo três do Ceará, também apresentaram os sintomas. 
Exames estão sendo feitos em laboratórios da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e do exterior para tentar identificar o a causa da doença.

G1 

Robinson Faria autoriza contratação de serviços emergenciais para Barragem Passagem das Traíras

Governador-Robinson-autoriza-contratação-de-serviços-emergenciais-para-Barragem-Passagem-das-Traíras-696x399

Após conversa com o prefeito de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), na última terça-feira (10), em Natal, sobre a situação preocupante em que se encontra a estrutura física da Barragem Passagem das Traíras, o Governador Robinson Faria, como prometido ao gestor jardinense, autorizou o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Mairton França, a contratar serviços emergenciais para corrigir os principais problemas da Barragem.
“Como prometido, o governador esteve reunido recentemente com o secretário Mairton, para autorizar o orçamento financeiro e realizar os reparos necessários na parede da Barragem Passagem das Traíras que abastece Jardim do Seridó. Após a reunião com o Governador, o secretário me ligou dando a boa notícia”, disse Amazan.

BLOG DO ROBSON PIRES

Michel Bastos diz que será feliz no Palmeiras


Superar a fase ruim vivida nos últimos meses de São Paulo é o sonho do meia Michel Bastos no Palmeiras. Apresentado nesta quinta-feira no novo clube, o jogador assinou por duas temporadas e disse na entrevista coletiva na Academia de Futebol que quer mostrar capacidade, valor e boas atuações para não encarar o mesmo sofrimento passado no rival, onde chegou a ser agredido pela torcida.

O episódio em agosto do ano passado, quando membros de uma organizada invadiram o CT do clube, abreviou a passagem de Michel Bastos pelo time do Morumbi. Depois do incidente, o meia atuou só três vezes, até ser afastado do elenco e listado para transferências. "No Palmeiras tenho tudo o que preciso para ser feliz. Com certeza vou fazer a minha parte para que não passe o que passei no São Paulo", afirmou. "Já estou em casa", completou.

MATÉRIA COMPLETA

Quinze presos ligados a facções do Acre são transferidos para Mossoró

tranferencia

A Segurança Pública enviou para o presídio federal de Mossoró, 15 presidiários considerados peças importantes de facções criminosas que atuam no Acre.
O pedido havia sido feito de forma “emergencial” pelo Secretário Emylson Farias à Justiça Federal que autorizou a transferência na última segunda-feira (09). O processo de solicitação para a transferência desses presos ocorre desde outubro do ano passado.
Os 15 detentos enviados para fora do estado já estavam em uma área de isolamento para evitar qualquer tipo de contato com o meio externo.

BLOG DO ROBSON PIRES