quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Detran-PB suspende impressão dos boletos do IPVA e do licenciamento 2017

Para realizar adequação ao novo sistema de emissão de boletos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) via internet, a Secretaria de Estado da Receita (SER) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vão realizar uma parada técnica até o dia 8 de janeiro e suspenderam a impressão dos boletos do IPVA e do licenciamento 2017.
Nessa primeira semana do ano, o sistema das duas pastas passará por aperfeiçoamento para ampliar os canais de impressão dos documentos para os contribuintes.

BLOG DO ROBSON PIRES

Bombeiros atuam em 18 praias do RN durante Operação Verão 2017

Operação Verão 2017 segue até 1º de março (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atuará com um efetivo extra de mais de 50 militares, distribuídos do Litoral Norte ao Sul durante a alta temporada que segue até 1º de março. Durante este período, a expectativa é que os bombeiros atuem em 18 praias, de todo o litoral.
Desde o último final de semana, os guarda-vidas já estão nos locais de banho e de maior concentração de veranistas dando orientações sobre os cuidados no mar, para evitar afogamentos e outras situações de perigo à vida.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, explica que a distribuição do efetivo e escolha dos locais de atuação levou em consideração alguns indicadores, como estatísticas das ocorrências, localização geográfica para o pronto emprego e atendimento, periculosidade e fluxo populacional (quantidade de banhistas), e garantiu que tanto a população quanto os turistas estão seguros, se seguir as dicas de segurança.

“A Operação Verão terá o objetivo de realizar atividades de orientação e prevenção aos banhistas na orla, atividades e resgate, busca e salvamento em meio aquático, e atividades auxiliares de socorros de urgência e atendimento de emergência pré-hospitalar às vítimas em meio líquido, obedecendo os protocolos de salvamento”, explicou o coronel Sócrates Mendonça.

Os militares trabalharão de forma preventiva com a sinalização da orla com bandeiras de advertência aos banhistas nos locais com maior fluxo e que apresentem correntes de retorno; distribuição de pulseiras de identificação para crianças, momento em que os guarda-vidas prestarão orientações aos pais sobre as condutas de segurança no meio aquático bem como alertá-lo sobre os riscos de acidentes aquáticos caso não haja a devida atenção com as crianças; e a distribuição de folders educativos com dicas de segurança e condutas a serem adotadas para um lazer seguro nas praias, numa linguagem acessível.

Estatística

Ao longo de 2016, o Grupamento de Busca e Salvamento registrou 26.766 ocorrências ao longo do litoral potiguar, com destaque para o trabalho de orientação ao público (22.086) e advertência ao público (4.510). Além disso, as praias do Meio (59), Búzios (25), Areia Preta (23) e Redinha (22) foram as que registraram o maior índice de ocorrências no que diz respeito a resgate de vítima em meio líquido, encontro de cadáver, auxílio ao público e encontro de pessoas perdidas.
Confira as dicas de segurança do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes:
- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.
- Em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza.
- Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).
- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.
- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.
- Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes.
- Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.
- Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.
- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.
- Não entre no mar quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições.

G1 RN

Meninos começam a ser vacinados contra HPV na rede pública de saúde

f_307936Meninos na faixa etária de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de vacinação de todo o país. Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas.
O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

BLOG DO ROBSON PIRES

Pernambuco, Paraíba e Santa Catarina sob risco de rebeliões

A rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, foi uma batalha pelo controle do tráfico de cocaína na região, especialmente a produzida no Peru, considerada hoje mais pura e, por isso mesmo, mais rentável no mercado internacional, conforme disse ao GLOBO uma autoridade federal que acompanha o assunto. Segundo esta autoridade, a guerra pelo controle do narcotráfico é intensa e, se não for contida, outros banhos de sangue podem se repetir em outros presídios, sobretudo em Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco.
São estados onde ainda existem disputas de força entre as facções. Sem um grupo hegemônico, a tendência das quadrilhas, baseadas dentro dos presídios, é partir para confronto aberto com o risco de matança em larga escala. Este teria sido um dos motivos de recente rebelião em Roraima, que resultou na morte de 11 presos. São Paulo e Rio de Janeiro, embora tenham uma numerosa população carcerária, estariam passando ao largo do problema porque são áreas controladas por antigas facções.

BLOG DO ROBSON PIRES