quarta-feira, 1 de março de 2017

Prazo para declarar o IR começa nesta quinta-feira; EXTRA ajuda com dicas básicas

ECO Brasília BsB (DF) 23/02/2017 - Imposto de Renda, restituição. Site da Receita Federal, Fazenda. Foto Michel Filho/Agência O Globo

Chegou a hora de acertar as contas com o Leão. Começa amanhã, dia 2 de março, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016). O documento precisa ser enviado à Receita Federal por pessoas físicas que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. O Fisco espera receber 28,3 milhões de declarações até o dia 28 de abril.
Este ano, a Receita fez algumas alterações no programa do IR, que pode ser obtido pela internet no endereço http://rfb.gov.br. Uma das mudanças é a atualização automática do programa. Isso significa que, depois de baixado, se a Receita fizer algum ajuste no serviço, o programa vai perguntar ao contribuinte se ele quer fazer a atualização. Antes, isso não era avisado. Além disso, não será mais preciso baixar o programa de transmissão da declaração, conhecido como Receitanet. O contribuinte só precisará fazer um download.
Outra novidade é a recuperação de nomes. Quando o contribuinte colocar o nome e o CPF na declaração, esse dado ficará armazenado para facilitar o preenchimento de outros campos. Também haverá mudanças na tela de identificação. O programa vai passar a pedir, de forma não obrigatória, um número de celular e um e-mail. Segundo a Receita, isso servirá para ampliação do cadastro. O eventual uso dos dados pelo Fisco só poderá ocorrer se houver autorização das pessoas físicas.


EXTRA.GLOBO

Três irmãs são mortas a facadas dentro de casa em comunidade de SC

O crime bárbaro chocou os moradores de uma pequena comunidade no oeste de Santa Catarina. Três irmãs foram mortas a facadas dentro de casa e o principal suspeito é o ex-namorado de uma delas.

Centenas de pessoas da comunidade acompanharam o último adeus com muita tristeza e comoção. Ninguém entende a brutalidade do crime. O pai está inconformado.

Rafaela Horbach, de 15 anos, e as irmãs Julyane Horbach, de 23 anos, e Fabiane Horbach, de 12 anos, foram mortas com golpes de faca dentro de casa. Gilvane Meyer, de 25 anos, casado com Julyane, também foi gravemente ferido, mas conseguir fugir e pedir ajuda aos vizinhos.

O principal suspeito do crime é um rapaz de 25 anos. Ele e Rafaela têm um filho de apenas dois meses. O suspeito não teria permissão para ver a criança. A família já tinha feito boletins de ocorrência por ameaças. O suspeito fugiu do local do crime, mas foi preso em flagrante buscando atendimento médico no município vizinho de São Carlos. Ele deve responder por triplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado contra o cunhado.

O sobrevivente passou por cirurgias e não tem previsão de alta. O bebê que dormia na casa no momento do crime não foi ferido e está sob os cuidados do Conselho Tutelar.

G1

Contas de luz terão bandeira amarela a partir deste mês

lâmpada1

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em março será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira amarela é ativada quando é preciso acionar mais usinas termelétricas, por causa da falta de chuvas.

BLOG DO ROBSON PIRES

Estados recebem vacinas contra a gripe em 10 de abril

vacina-310x245

O Ministério da Saúde deve enviar as primeiras remessas de doses da vacina contra a gripe aos estados a partir do dia 10 de abril.
Segundo a pasta, o início da distribuição da vacina à população ficará a cargo de cada estado, já que cabe às secretarias estaduais e municipais de saúde definir um cronograma específico para a imunização.
O Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D, foi agendado para 6 de maio. Nesta data, um sábado, postos de saúde de todo o País devem abrir as portas para imunizar a população contra a doença. Serão vacinados apenas grupos prioritários – que ainda serão anunciados pelo Ministério da Saúde.

BLOG DO ROBSON PIRES