sábado, 25 de março de 2017

Papa Francisco autoriza canonização dos Mártires do RN, diz arquidiocese

Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, no RN  (Foto: Wagner Varela )

Os mártires de Cunhaú e Uruaçu, vítimas de massacres ocorridos em julho e outubro de 1645 nos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, devem ser declarados santos pelo Vaticano ainda este ano. Foi o que anunciou nesta quinta-feira (23) a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal.

Nos dois episódios, mais de 80 fiéis foram brutalmente assassinados por ódio à Igreja Católica. Destes, 30 foram martirizados, incluindo os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e mais o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado. A maioria das vítimas foi trancada dentro de igrejas, que foram incendiadas por invasores holandeses.

Segundo o arcebispo Dom Jaime Veira Rocha, só falta o papa Francisco marcar a data da cerimônia, “o que deve acontecer ainda este ano”.

Ainda de acordo com a Arquidiocese de Natal, a autorização para o ato de santificação dos mártires do RN foi confirmada durante audiência realizada na manhã desta quinta no Vaticano, onde o papa Francisco recebeu o cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

VNT ONLINE

Jovem é executado com tiros na cabeça em São José do Campestre, RN


A Polícia Militar registrou nesse início de tarde desta sexta-feira (24) mais um homicídio a bala na cidade de São José do Campestre/RN. Segundo informações, a vítima foi identificada pelo nome de David Edson Soares da Silva, 21 anos, e foi executado com quatro (04) tiros na cabeça por dois desconhecidos em uma moto, na rua Melquiades Rocha.

Ainda segundo informes, outro jovem também foi baleado no braço nessa mesma ocorrência, sorrido para o hospital essa outra vítima não corre perigo de morte.

Essa é a quarta vítima de execução registrada somente nesses três primeiros meses de 2017. A PM está no local isolando a área. O Itep foi acionado para os procedimentos de praxe e remoção do corpo. As investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Civil daquele município.

VNT ONLINE