terça-feira, 24 de janeiro de 2017

BRASIL...

Em áudio, piloto que levava Teori menciona chuva e não relata falhas

Resultado de imagem para gravador de voz avião

A gravação de áudio do avião em que voava o ministro Teori Zavascki (Supremo Tribunal Federal) indica, segundo peritos da Aeronáutica, que não houve relato de problemas na aeronave antes da queda em Paraty.
Segundo a Folha apurou, os registros da cabine do avião King Air teriam captado diálogos do piloto Osmar Rodrigues com outros pilotos que voavam pela região.
Em uma conversa, de acordo com informações obtidas pela reportagem, o piloto diz que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação teria sido interrompida, segundo análises preliminares.
Na avaliação de técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), o teor aponta, em caráter preliminar, que o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando-a ao choque com a água. O áudio não explica exatamente o que ocorreu – a investigação depende também de outros fatores para que a causa da queda seja esclarecida.
A Aeronáutica confirmou na noite desta segunda (23) que os técnicos conseguiram acessar material arquivado no gravador de voz da cabine do avião que se acidentou na última quinta-feira (19), matando o ministro do STF Teori Zavascki.
O conteúdo da gravação não foi divulgado –a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações.

FOLHAPRESS

Blog do BG

Administrador é agredido por remover membro do grupo de WhatsApp


Remover um integrante de um grupo de whatsap podia ter lhe custado a vida de um administrador desses grupos no município de Tobias Barreto, no estado de Sergipe. Segundo a imprensa local, no último sábado (21), um homem identificado pelo nome de "Bruno" foi socorrido e levado ao hospital da cidade ferido com garrafadas durante uma discussão. A razão foi ele ter removido um integrante em um grupo de whatsap que administrava.

O acusado, após ser removido, o procurou para reclamar da remoção e a discussão terminou em briga. Durante a briga, o excluído atingiu o administrador com golpes de garrafadas e evadiu-se do local. Bruno foi socorrido, teve os ferimentos tratados e foi liberado, fora de risco de morte. O agressor não havia sido encontrado.

NOVOJORNAL

Indenização a transmissoras pode causar alta média de 9% nas contas de luz

A indenização bilionária devida pelo governo às concessionárias de transmissão de energia, e que será paga pelos consumidores e empresas, deve gerar em 2017 um aumento de 8% a 9%, em média, nas contas de luz.
Essa previsão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é compartilhada pela Abradee, a associação que reúne as distribuidoras de energia. No final do ano passado, a Aneel previa que essa conta geraria uma alta menor, de 5%, na média.
O índice, porém, ainda pode mudar, já que o assunto passa por audiência pública e não está fechado. A estimativa foi feita com base nas informações disponíveis neste momento.
A indenização, de cerca de R$ 65 bilhões, será paga pelos próximos oito anos. Vai contribuir, portanto, para deixar as contas de luz mais caras até 2024, mas o impacto a cada ano varia. A partir de 2019, principalmente, tende a ser menor.
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, apontou que, mesmo que o impacto médio de 9% se confirme, essa alta vai ser inferior à redução dos custos com transmissão de energia nas contas de luz nos últimos anos.
“Lá trás, o impacto da redução da RAP [valor da remuneração paga às empresas de transmissão] foi muito maior”, explicou.
A previsão é que o repasse das indenizações às contas de luz comece em julho. Isso será feito adicionando o custo extra nos reajustes das tarifas das distribuidoras. Para as distribuidoras que passarem antes pelo processo de reajuste, a Aneel deve incluir um custo estimado.


globo.com

RIO GRANDE DO NORTE...

ALCAÇUZ: entregue em 1998 o presídio teve em 2000 três detentos fugindo pela porta da frente

O Presídio de Alcaçuz foi entregue em 1998, mas já em 2000 foi registrada a primeira desmoralização.
Três detentos fugiram do complexo pela porta da frente dentro de um caminhão que foi fazer entrega de leite na unidade.

Blog do BG

Uern oferece 210 vagas para cinco cursos na Zona Norte de Natal

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) começam nesta terça-feira (24). Isso, todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já sabem. O que muitos não sabem ainda é que o Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Natal tem 210 vagas para os cursos de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia e Ciência da Religião.

Os cursos de graduação da Universidade do Estado funcionam provisoriamente no Complexo Cultural da UERN, na Avenida João Medeiros Filho, estrada para a Redinha, zona Norte da capital.

Sem essas informações, muitos jovens moradores da zona Norte de Natal ainda atravessam a ponte para fazer graduação e, em muitos casos, em universidades particulares, pagando altas mensalidades ou recorrendo ao Fies.

Apesar das instalações provisórias, o corpo de professores da UERN está entre os mais qualificados entre as universidades públicas e privadas em funcionamento na capital, com mestres e doutores em sala de aula nos cinco cursos.

No Sisu 2017, a UERN ofertará mais 40 vagas para o curso de Direito, somando 80 no total.

De acordo com o diretor do Campus da Uern em Natal, Francisco Dantas, a expectativa é de que, a partir do mês de abril, a universidade amplie suas atividades e presença na capital, com a inauguração da nova e definitiva sede do campus, localizada ao lado do Complexo Cultural.

Segundo ele, a nova sede vai proporcionar a ampliação de laboratórios de pesquisa, além da abertura de novos cursos e o crescimento da oferta de vagas.

O prédio definitivo da UERN já está quase pronto, devendo ser entregue ainda neste mês de janeiro. Mas, depois da entrega a Universidade ainda terá que buscar recursos para climatizar e mobiliar salas e laboratórios de pesquisa.

NOVOJORNAL

Emparn registra chuvas em 39 municípios do RN no fim de semana

currais_chuva

Nos últimos três dias, choveu em 39 municípios do Rio Grande do Norte, e deve chover novamente no estado até sexta-feira (27), segundo a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Nortex (Emparn).
De acordo com a Emparn, as chuvas são resultado da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região Nordeste. O maior acumulado foi em Natal, onde choveu 55,8 milímetros da manhã da sexta-feira (20) até a manhã desta segunda (23), sendo 39 mm no domingo.
No Oeste potiguar, choveu mais forte em Encanto, com 12 mm; Pau dos Ferros, com 11 mm; Paraná, 10 mm; e Janduís, 5 mm. Choveu também em Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Rodolfo Fernandes, Apodi, São Rafael e Marcelino Vieira.
Na região Central, choveu em Cruzeta, 13,4 mm; Cerro Corá, 11,4 mm; São José do Seridó, 4,5 mm e Santana do Matos, 3,5 mm. Choveu ainda em Macau e Lagoa Nova. No Agreste potiguar, choveu em Jundiá, 67 mm; Monte Alegre, 38 mm; Boa Saúde, 37,6 mm; Serrinha, 37,3 mm; São Bento do Trairi, 31,5 mm; Passa e Fica, 29,1 mm; Santo Antônio, 28,6 mm e Ielmo Marinho, 22 mm. Choveu ainda em Bento Fernandes, São Paulo do Potengi, Bom Jesus e Parazinho.

BLOG DO ROBSON PIRES